Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-integra-comitiva-em-visita-tecnica-a-br-364/>.
Acesso em 28/04/2024 às 17h36.

Crea-Ac integra comitiva em visita técnica à BR-364

A Comitiva tem como objetivo analisar a condição estrutural da BR-364, no trecho entre Rio Branco a Cruzeiro do Sul.

4 de maio de 2021, às 10h43 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Conhecendo as más condições de trafegabilidade da BR-364, no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, o Crea-AC compôs a comitiva da FIEAC e empresas parceiras na 3ª visita técnica à rodovia, que se iniciou na última sexta-feira, 30 de abril. O grupo, que encerrou a vistoria na tarde deste sábado, 1º de maio, irá elaborar um relatório que será encaminhado às autoridades competentes solicitando melhorias na rodovia.

Além dos diretores do Crea-AC, eng.º civil Mateus dos Santos, engª civil Rosa Costa e da presidente eng.ª civil Carmem Nardino, também participaram da visita técnica representantes do Sinduscon, Deracre, CRC, Setacre, Sindigraf, Sindicer, Sindimineral, Sincepav, Sindisorvete, Sebrae e os técnicos da Federação das Indústrias.

Foto: Assessoria de Comunicação                               Foto: Assessoria de Comunicação

A comitiva teve como ponto de encontro a FIEAC e saiu de Rio Branco na manhã desta sexta-feira. Durante todo o percurso foram feitas paradas em pontos estratégicos em trechos importantes que integram os municípios acreanos, com o objetivo de verificar in loco a atual situação da rodovia, bem como os desafios enfrentados pelas frentes de trabalho.

“O setor industrial está muito preocupado com a situação da BR-364. Por isso viemos com uma equipe técnica de engenheiros, representantes do CREA, Sincepav e de outras importantes instituições para fazermos um documento robusto sobre as condições da rodovia. Vamos reivindicar obras de manutenção e precisamos sensibilizar as autoridades competentes para que sejam adotadas todas as medidas necessárias”, afirma o vice-presidente da FIEAC, João Paulo Pereira, que liderou a comitiva.

Para a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (CREA-AC), Carmem Bastos Nardino, a visita técnica é de suma importância, sobretudo neste momento em que será inaugurada a ponte do Rio Madeira, integrando o Acre ao restante do país. “Atendemos o convite da FIEAC e viemos contribuir com o estudo que será feito dos pontos que precisam ser melhorados ao longo da rodovia. Essa BR é essencial para a região do Juruá e desenvolvimento do nosso estado”, ressalta a engenheira civil.

Coordenadora Institucional da FIEAC no Vale do Juruá, Janaina Terças, acompanhou a comitiva desde Rio Branco até Cruzeiro do Sul. Ela diz que a situação da rodovia é crítica e necessita de intervenções urgentes. “São muitos pontos que precisam receber melhorias, em especial o trecho entre Sena Madureira e Feijó. Precisamos que a BR-364 tenha trafegabilidade e manutenção permanente o ano inteiro”, salienta a empresária.

Foto: Assessoria de Comunicação

Reginaldo Pontes, presidente do Sindicato da Indústria de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem do Estado do Acre (Sincepav), garante que o relatório da visita poderá contribuir muito para nortear o trabalho das autoridades responsáveis pela manutenção da rodovia.

Já o presidente da FIEAC, José Adriano, enaltece a união das instituições participantes da visita técnica e enfatiza que trata-se de uma reivindicação “de todo o povo do estado do Acre, e não apenas para a região do Juruá ou municípios localizados ao longo da BR. Precisamos ter a recuperação dessa BR de forma satisfatória”.

Foto: Assessoria de Comunicação