Disponível em <https://creaac.org.br/4a-reuniao-do-colegio-de-presidentes-do-sistema-principais-discussoes-e-deliberacoes/>.
Acesso em 17/07/2024 às 09h46.

4ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema: Principais Discussões e Deliberações

20 de junho de 2024, às 11h26 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na quarta Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea, realizada em Belém, a presidente do Crea-AC, Carmem Nardino, esteve presente e contribuiu para o debate. Um dos principais temas discutidos foi a aprovação de um estudo técnico destinado a alterar a Resolução 1.137/2023, abordando aspectos como ART de Substituição, ART Complementar, Certidão de Acervo Técnico (CAT) e Certidão de Acervo Operacional (CAO). Esse estudo incorporou 73 itens que tratam de rotinas administrativas, incluindo diversas formas de registro da ART.

Além disso, o engenheiro Neemias Barbosa, coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), apresentou detalhes sobre as eleições de 2024 do Sistema Confea/Crea, agendadas para 19 de julho, envolvendo diferentes regionais como Amazonas (Elétrica), Distrito Federal (Industrial), Minas Gerais (Industrial), Pará (Civil) e Paraíba (Agronomia), além das Instituições de Ensino Superior de Agronomia.

Daniel Sobrinho, coordenador estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar-PA), enfatizou a importância da fiscalização rigorosa dos projetos reprovados por inversão de fluxo de potência, sublinhando a necessidade de respaldo técnico através da ART para cada estudo realizado.

Durante o evento, a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, e a chefe de gabinete do regional, Priscilla Marques, apresentaram a plataforma Banco de Talentos do Crea-SP. Essa plataforma oferece oportunidades de estágio e cadastro para profissionais e empresas recrutadoras, cujo modelo será compartilhado com outros regionais, como o Crea-MG, por meio de convênios firmados.

Na mesma ocasião, a Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP) discutiu a padronização de procedimentos e a eficácia dos serviços de fiscalização. O coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), engenheiro Joel Krüger, enfatizou a importância das regionais promoverem a divulgação do Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) e alinhou com as regionais a rotina de cadastramento de cursos para encaminhar informações atualizadas ao Confea, visando aprimorar a formação técnica.

Carmem Nardino reiterou o compromisso do Crea-AC em colaborar com essas iniciativas, enfatizando a importância da união entre os Creas para fortalecer e evoluir as práticas profissionais e técnicas no âmbito do sistema Confea/Crea.

Asscom Crea-AC com informações do Confea.