Solenidade de Abertura da 3ª Semana de Engenharia, Agronomia e Geociências
Solenidade de abertura da 3ª Semana de Engenharia, Agronomia e Geociências ocorreu em um ambiente de prestígio e relevância, com o tema "Exercício Ético Profissional – Um Compromisso de Desenvolvimento Humano, Social e Ambiental."11 de setembro de 2024, às 22h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
A Solenidade de abertura da 3ª Semana de Engenharia, Agronomia e Geociências ocorreu em um ambiente de prestígio e relevância, com o tema “Exercício Ético Profissional – Um Compromisso de Desenvolvimento Humano, Social e Ambiental.” O evento, organizado pelo sistema Confea-Crea e Mútua, em colaboração com instituições e federações públicas e privadas, além de entidades de classe, teve como objetivo central promover a discussão sobre a ética profissional e sua importância para o desenvolvimento sustentável e responsável.
Dispositivo de Honra
O dispositivo de honra para recepcionar as autoridades presentes foi composto:
– Engenheira Civil Carmem Bastos Nardino, Presidente do CREA/AC
– Engenheiro Eletricista Luciano Sasai, Diretor Geral da Mútua/AC
– Engenheiro Civil Gladson Cameli, Governador do Estado do Acre
– Engenheiro Civil Edson Kuwahara, Diretor Financeiro da Mútua Nacional
– Engenheiro Mecânico Marcelo Jorge Torres, Conselheiro Federal
– Prof.ª Dra. Guida Aquino, Reitora da Universidade Federal do Acre
– Dr. Eduardo Ribeiro, Deputado Estadual da Assembleia Legislativa do Estado do Acre
– Sr. José Adriano Ribeiro da Silva, Presidente da Federação da Indústria do Estado do Acre
A cerimônia começou com a recepção dos convidados e a composição da mesa de honra, seguida de uma introdução sobre o tema da semana. A presidente do CREA-AC, Carmen Bastos Nardino, destacou em seu discurso a importância da ética no exercício profissional, afirmando: “um tema fundamental para nosso crescimento não apenas como profissionais, mas como cidadãos conscientes de que o exercicio ético profissional na engenharia não é apenas uma regra a ser seguida, mas um cmpromisso que assume dimensões humanas, sociais e ambientais.” Ela também sublinhou o papel fundamental dos profissionais na solução de desafios globais, dizendo: “Vivemos em um mundo de rápidos avanços tecnológicos e desafios como as mudanças climáticas e a insegurança alimentar. A sociedade confia em nós, engenheiros, agrônomos e geocientistas, para encontrar soluções éticas e sustentáveis.”
Homenagens ao Mérito
Durante a cerimônia, o Crea-AC e a Mútua conferiram homenagens ao mérito a empresas, entidades e instituições que se destacaram pelo relevante serviço prestado ao Acre e ao seu povo por meio da engenharia, agronomia e geociências. As empresas homenageadas foram:
● Setor – Desenvolvimento Agropecuário, no Estado do Acre: Embrapa e SEAGRI.
● Setor – Desenvolvimento Geocientífico e Ambiental, no Estado do Acre: IBAMA, FUNTAC, SEMA, SEMEIA e Geoman Serviços Técnicos.
● Setor – Distribuição e Universalização do Acesso à Energia, no Estado do Acre: Energisa Acre, Eleacre Engenharia e Sol Engenharia e Serviços de Eletricidade.
● Setor – Desenvolvimento da Indústria da Construção Civil, no Estado do Acre: DNIT, DERACRE, SEOP, SEHURB, SEINFRA, Albuquerque Engenharia Exp. e Imp., TL Engenharia, Ômega Engenharia, Vetor Engenharia e Construções.
● Setor – Desenvolvimento do Estado do Acre: Governo do Estado do Acre, por meio de seu chefe de estado, o Governador, Eng. Civil Gladson de Lima Cameli.
● Categoria – Instituição de Ensino Registrada no CREA: Universidade Federal do Acre, por meio da sua magnífica Reitora a Prof.ª Dra. Guida Aquino.
● Categoria – Precursora do CREA-AC: Associação dos Engenheiros do Estado do Acre.
● Categoria – Instituições Públicas e Privadas Parceiras do Sistema Confea/Crea/Mútua: MPAC, AMAC, FIEAC, SEBRAE, SENAI, SINDUSCON, MÚTUA NACIONAL e CONFEA.
● Categoria – Gestores Responsáveis por Promover e Garantir a Aplicação dos Princípios Éticos que sustentam nosso sistema profissional: Engenheira Agrônoma Dra. Lya Januário Vasconcelos Beiruth, em reconhecimento a sua atuação como Coordenadora da Comissão de Ética do Crea-AC.
Além disso, foram homenageados pela relevante atuação e comprometimento na promoção do exercício ético profissional na Mútua e no CREA-AC: Engenheiro Eletricista Luciano Sasai e a Engenheira Civil Carmem Bastos Nardino
A abertura da semana ressaltou a ética profissional como um compromisso essencial para o progresso sustentável e responsável nas áreas técnicas. O evento seguirá, oferecendo aos participantes oportunidades de aprendizado e intercâmbio de conhecimentos, fortalecendo as relações entre o conselho, a academia e o mercado de trabalho.
A programação inclui palestras, minicursos e visitas técnicas, promovendo debates e reflexões sobre a ética no exercício profissional e seu impacto no desenvolvimento das profissões e na sociedade.
A 3ª Semana de Engenharia, Agronomia e Geociências se apresenta como uma oportunidade vital para os profissionais e estudantes das áreas técnicas se atualizarem e se engajarem em discussões significativas, reafirmando seu compromisso com a ética e o desenvolvimento sustentável.
Galeria de Fotos
Para visualizar as fotos da solenidade, acesse o link abaixo: