PROGRAMA MULHER PROMOVE INTEGRAÇÃO E FORTALECE AÇÕES DA REGIÃO NORTE DURANTE ENCONTRO REALIZADO NO CREA-AC
20 de julho de 2026, às 9h55 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (CREA-AC) sediou, nos dias 16 e 17 de julho, o Encontro Regional Norte do Programa Mulher, realizado durante a programação da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes da Região Norte (CREANORTE). O evento reuniu representantes do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima com o objetivo de integrar as coordenadorias da região, promover a troca de experiências e construir estratégias voltadas à ampliação da participação feminina nas profissões abrangidas pelo Sistema.

-A programação teve início com a apresentação das coordenadoras estaduais, que compartilharam as ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2026, os desafios enfrentados e as iniciativas previstas para ampliar a participação das mulheres. O momento favoreceu a troca de experiências entre os estados e reforçou a importância da atuação integrada para o fortalecimento das ações desenvolvidas na Região Norte.

A coordenadora do Programa Mulher no CREA-AC, Lya Beiruth, ressaltou que o encontro representou um importante momento de integração entre os estados da Região Norte, fortalecendo o diálogo, a cooperação e a atuação conjunta das coordenadorias.
“ Sediar o Encontro Regional Norte do Programa Mulher no Acre é motivo de grande satisfação. Este encontro simboliza a união das coordenadorias da Região Norte em torno de um propósito comum: fortalecer a participação das mulheres no Sistema. A troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e o planejamento conjunto nos tornam ainda mais preparados para ampliar oportunidades, incentivar novas lideranças e construir um ambiente cada vez mais inclusivo, representativo e participativo para as profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências.”
Durante os dois dias de atividades, as participantes também definiram o planejamento regional para o segundo semestre de 2026, alinhando as ações ao calendário institucional. Um dos principais resultados do encontro foi a elaboração da Carta Rio Branco, documento que estabelece diretrizes, metas e ações conjuntas para fortalecer a atuação integrada das coordenadorias da Região Norte.
A Carta Rio Branco contempla iniciativas como a realização de lives regionais, a participação conjunta na 81ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), o desenvolvimento de programas de mentoria para profissionais e estudantes, além do alinhamento dos procedimentos de coleta e tabulação de dados relacionados à participação feminina. O documento também estabelece um cronograma de ações integradas para o segundo semestre de 2026, consolidando uma agenda regional permanente e fortalecendo a cooperação entre os CREAs da Região Norte.
Ao sediar o Encontro Regional Norte do Programa Mulher, o CREA-AC reafirma seu compromisso com a valorização da liderança feminina e com o desenvolvimento de iniciativas que promovam diversidade, inclusão e maior representatividade nas áreas tecnológicas. A realização do encontro reforça a integração entre os CREAs da Região Norte e contribui para ampliar as oportunidades de participação das mulheres, fortalecendo uma atuação cada vez mais colaborativa e alinhada às demandas da sociedade.
Galeria de Fotos
Confira alguns registros do Encontro Regional Norte do Programa Mulher, realizado nos dias 16 e 17 de julho, na sede do CREA-AC, em Rio Branco.















