Crea-AC participa do 14º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua em Brasília
Crea-AC participa do 14º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua em Brasília3 de fevereiro de 2025, às 11h07 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (Crea-AC) marcou presença no 14º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado em Brasília, entre os dias 28 e 30 de janeiro, no Estádio Mané Garrincha. O evento, que acontece anualmente, reuniu autoridades, profissionais e jovens lideranças com o objetivo de debater políticas públicas, inovação tecnológica e a integração das áreas de engenharia, agronomia e geociências para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
A presidente do Crea-AC, Eng. Carmem Nardino, participou da reunião do Colégio de Presidentes, uma instância de grande importância no Sistema Confea/Crea, onde são debatidas diretrizes estratégicas para o fortalecimento do sistema profissional. Esse fórum também permite o alinhamento de ações conjuntas voltadas para a valorização das profissões tecnológicas e para a defesa dos interesses dos profissionais em todo o país. Nessa ocasião, a presidente do Crea-AC esteve acompanhada pelos diretores da Mútua no Acre, Luciano Sasai (diretor-geral) e Mateus Santos (diretor financeiro) reafirmando a sólida parceria entre as entidades na promoção de benefícios aos profissionais do sistema.
Durante a cerimônia de abertura, no dia 28, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, destacou a importância das “Rotas de Integração Sul-Americana,” um conjunto de 190 projetos do governo federal, no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Tebet ressaltou que “vocês, engenheiros e agrônomos, são os construtores do Brasil”, ao se referir ao papel central das profissões no desenvolvimento do país. No encontro, também foi anunciada a data da 80ª edição da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), que acontecerá de 6 a 9 de outubro de 2025, em Vitória, Espírito Santo, com o tema “Projetando caminhos para o futuro do Brasil”. Além disso, o evento abordou o alinhamento de planos de trabalho, a eleição de coordenadores e definições de calendários das Coordenadorias de Câmaras Especializadas.
Entre os palestrantes esteve o Deputado Federal e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), José Adriano. Durante o painel “Infraestrutura e o Papel dos Profissionais Técnicos na Construção do Brasil”, ele destacou a relevância dos engenheiros na implementação de projetos de infraestrutura, reforçando a necessidade de investimentos para o desenvolvimento socioeconômico do país. Segundo ele, a atuação desses profissionais é essencial para a execução de grandes projetos que contribuem diretamente para a qualidade de vida da população e para o crescimento sustentável do Brasil. Outro momento de grande relevância foi a participação do secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assur Mesquita, que palestrou no painel “O Futuro da Formação Brasileira na Área Tecnológica”.
A delegação do Crea-AC, composta por conselheiros, conselheiras e o coordenador do Creajr, teve participação ativa nas reuniões das Câmaras Especializadas e das Comissões do Sistema Confea/Crea, contribuindo com suas experiências em temas como ética profissional, fiscalização e regulamentação de atividades.
Um dos destaque do evento foi a eleição do conselheiro Railson Pontes como Coordenador Adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CCEEC) para o ano de 2025. A eleição de Pontes reflete o reconhecimento de seu trabalho dedicado e o compromisso com o Sistema Confea/Crea, além de reforçar a representatividade do Acre em decisões estratégicas de âmbito nacional.
O Encontro de Líderes abordou questões cruciais para o futuro das profissões da engenharia, agronomia e geociências. As discussões se concentraram em temas como inovação, sustentabilidade, infraestrutura, e educação tecnológica, além de destacar a importância de uma atuação integrada entre os diferentes segmentos profissionais para enfrentar os desafios do desenvolvimento do Brasil nas próximas décadas.
Com debates enriquecedores, a presença de autoridades e fortalecimento de iniciativas importantes de inclusão e incentivo, o 14º Encontro de Líderes demonstrou o compromisso contínuo do Sistema com a valorização profissional, a inovação e a formulação de políticas públicas eficazes. A troca de experiências e o alinhamento estratégico entre as lideranças presentes foram reafirmados como recursos fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e tecnicamente qualificado para as Engenharias, Agronomia, Geociências e Tecnologia.