Acesso à informação





CREA/AC irá digitalizar uma média de 708.000 ARTs e Acervos para organização dos arquivos
Ter, 09 de Janeiro de 2018 11:36    PDF Imprimir E-mail

CREA/AC irá digitalizar uma média de 708.000 ARTs e Acervos para organização dos arquivos

Através do programa PRODAFIN, O CREA/AC inicia o trabalho de digitalização dos documentos dos arquivos do regional. O  objetivo do PRODAFIN é proporcionar eficiência na organização e funcionamento administrativo do CREA para o desenvolvimento das atividades finalísticas, tendo como objetivo especifico implantar ou atualizar ferramentas e instrumentos de apoio às atividades desenvolvidas.

O Regional  aderiu o primeiro sistema informatizado no ano de 2009 desde então deixamos de utilizar a Anotação  de Responsabilidade Técnica - ART manual. Porém as ARTs do ano 2009 para trás estão em arquivos manual e não estão em nosso atual sistema.  Esses documentos, uns se encontram em pastas dentro de arquivos de aço e outros em Caixa Arquivo -  material polipropileno, não levando em conta os princípios básicos da Arquivologia e nem a informatização dos documentos. Dessa forma dificultando e retardando a busca e recuperação dos arquivos quando da necessidade de consultas para esclarecimento ou para emissão de documentos quando solicitado ( SOLICITAÇÃO DE CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO), fatos esses que tem gerado muita reclamação e descontentamento  pelos profissionais e empresas registrados neste regional.

A proposta deste projeto é de organizar todo acervo documental inerente as Anotações de Responsabilidade Técnica e Certidão de Acervo Técnico, empregando técnicas modernas de arquivologia , que garantam o acondicionamento eficaz, resgate rápido e preciso de documentos em qualquer estágio da vida. Essa digitalização deverá ser armazenada em software de gerenciamento eletrônico de documentos (GED) que permitirá a exportação dos dados as sistema coorporativo - SITAC, promovendo dessa forma agilidade quando da busca por estes documentos.